O presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica estão muito otimistas quanto ao setor do mercado imobiliário nacional para 2020. Já no ano passado, o setor foi destaque nacional com uma alta na geração de empregos e novos lançamentos, gerando boas expectativas em todo Brasil. As obras públicas também estão em alta com projetos em fase de execução e que podem ajudar o segmento a ficar ainda mais forte em 2020.
A especialista Lívia Rigueiral, CEO do Homer e sócia investidora da Venture Builder Ipanema Ventures, explicou que a expectativa para o mercado imobiliário é boa desde o final do ano passado devido a novas ofertas de crédito e novos mecanismos mais fáceis que as empresas disponibilizaram para se comprar um imóvel.
"Algumas das razões para o bom momento do mercado imobiliário são as taxas de juros do crédito imobiliário caindo, os níveis de emprego subindo e a economia com uma perspectiva de crescimento, além do o aumento da confiança e o número de interessados prometendo incentivar as vendas e os lançamentos de imóveis", explicou.
A especialista também define como importante para o momento, o aumento do valor do financiamento junto aos bancos, que agora está em 90% (antes 80%). "Ou seja, o consumidor pode financiar até 90% do valor total do imóvel. Essas novidades democratizam mais o mercado, abrindo possibilidade para quem tem menos poder aquisitivo (dinheiro) poder investir em imóveis. De forma que, a entrada pode ser menor e com os juros mais baixos as parcelas cabem no bolso de quem tem uma menor entrada de capital (renda) mensal", disse.